Make your own free website on Tripod.com

BIOGRAFIA  DOS  RADIOAMADORES

LEONAS  PY2MOK   &     MÁRIO PY2MXK

 

 

Um breve relato dos radioamadores Leonas Keiteris PY 2 M O K e do Mário Keiteris PY 2 M X K , pelas ondas do rádio nestes últimos 25 anos:

1.985 –Leonas & Mário: ORGANIZARAM DEMONSTRAÇÃO PÚBLICA DE RADIOAMADORISMO

Por solicitação do Sr. DJALMA LIMA VALA, Prefeito da Estância Hidromineral da Cidade de Águas da Prata S. P., "A Rainha das Águas", foi organizada e realizada uma Demonstração Pública de Radioamadorismo na Cidade de Águas da Prata do dia 06 a 07 de julho de 1.985, em comemoração aos festejos do cinqüentenário da Emancipação Política, funcionaram como Estações Oficiais a ZY2 M O K Leonas e ZY2 M X K Mário.

Fonte : Licença do Ministério das Comunicações

Delegacia Regional de São Paulo,

autorização nº 85/ - DR/SP05J, nº da licença 003399/85.

QSl"s arquivados.

1.986 – Leonas & Mário: ORGANIZARAM DEMONSTRAÇÃO PÚBLICA DE RADIOAMADORISMO

Por segunda solicitação do Sr. DJALMA LIMA VALA, Prefeito da Estância Hidromineral da Cidade de Águas da Prata S. P., "A Rainha das Águas", foi organizada e realizada uma 2º Demonstração Pública de Radioamadorismo na Cidade de Águas da Prata do dia 28 de julho ate 03 de julho de 1.986, em comemoração aos festejos do 51º aniversário da Emancipação Política, funcionaram como Estações Oficiais a ZY2 M O K Leonas e ZY2 M X K Mário.

Fonte : Licença do Ministério das Comunicações

Delegacia Regional de São Paulo,

autorização nº 867/SP05J, nº da licença 002866/86.

QSl´s arquivados.

1.988 – Leonas & Mário : NOMEADOS DIRETORES NA LABRE/SP

Nos idos anos de 1.988, foram convidados através do Diretor Estadual da Labre de São Paulo, colega Alfredo Vito Crusco PY 2 A C, para ocuparem os cargos de Diretor Jurídico : Leonas PY2 M O K e Diretor de Cursos : Mário PY2 M X K na Associação.

Fonte : Ato de Nomeação nº 02/89/90 e 03/89/90 respectivamente.

1.988 – Leonas & Mário: OPERAÇÃO DA ZY2AA

Tiveram uma participação ativa o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K na Estação Oficial ZY 2 A A, nas comemorações dos festejos realizados dos 434 anos de fundação da Cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1.988.

QSl’s arquivados.

1.988Leonas & Mário: DENTRO DA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

Participaram ativamente o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K na Estação ZY 2 G R A, do Grêmio de Radioamadores da Academia da Força Aérea, sediada em Pirassununga S.P., nos festejos alusivos a entrega do "Espadim-88", no dia 06 de agosto de 1.988, chamada de "Operação Horus".

Fonte: Jornal QTC Bandeirante - ano V, nº 15.

QSl’s arquivados.

1989 – Leonas & Mário: NA ACADEMIA DE POLÍCIA –

A convite do Corpo Docente da Academia de Policia, na Universidade de São Paulo, realizou-se no dia 20 de junho de 1.989 uma palestra sobre telecomunicações e propagação ionosférica para os policiais civis, tendo como palestristas o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K.

Fonte : Jornal QTC Bandeirante ano VI, nº 21

1.989 – Mário Keiteris: NA BASE AÉREA, NO CAMPO DOS AFONSOS, R.J.

A convite do Coronel Antônio Clart Jordão, Diretor do Museu Aeroespacial, sediado na Base Aérea no Campo dos Afonsos no Estado do Rio de Janeiro, o PY2 M X K Mário, participou muito ativamente na organização e operação da Estação Oficial ZY2 A A/py1, nas festividades realizadas no "Encontro das Águias" nos dias 04/05 de agosto de 1.989.

Fonte : Jornal QTC Bandeirante ano IV , nº 21, e QSL’s arquivados.

1.989 – Leonas & Mário: DENTRO DA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

Participaram ativamente o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K na Estação ZY 2 G R A do Grêmio de Radioamadores da Academia da Força Aérea, sediada em Pirassununga S.P., nos festejos alusivos a entrega do "Espadim-89", chamada de "operação PÉGASUS" no dia 07 de agosto de 1.989

Fonte : QSL’s arquivados.

1.989 – Leonas & Mário: DENTRO DA EMBRAER

A convite da Embraer ( Empresa Brasileira de Aeronáutica) sediada em São José dos Campos S.P., Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K, participaram da organização e operação da Estação Oficial ZY2 A A, nas comemorações dos 20 anos da EMBRAER, realizado no dia 19 de agosto de 1.989

Fonte : Ofício da EMBRAER. - QSL’s arquivados.

1.989 – Leonas & Mário: NA BASE MILITAR DO CAMPO DE MARTE, S.P.

A convite do IV COMAR, participaram ativamente o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K na organização e operação da Estação Oficial ZY 2 A A, do IV COMAR ( IV Comando Aéreo Regional sediado em São Paulo), nas Festividade realizadas no Campo de Marte em São Paulo no " 1º Domingo Aéreo" no dia 22 de outubro de 1989.

Fonte : Certificado de Participante do Ministério da Aeronáutica.

QSL’s arquivados.

1.989 – Leonas & Mário: NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO

A convite do Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Deputado TÔNICO RAMOS, Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K participaram da organização e operação da Estação Oficial ZY2 A A, nas dependências da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na comemoração do Lançamento oficial pelo Governo do Estado de São Paulo da Nova Constituição do Estado, no dia 05 de outubro de 1.989.

Fonte : Ata da Sala de Sessões, em 05 de outubro de 1.989.

QSL’s arquivados.

1.989 – Leonas & Mário: NA FESTA AVIATÓRIA EM SOROCABA

A convite do Aero Clube de Sorocaba, Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K, participaram da organização e operação da Estação Oficial ZY2 A A, nas dependências do Aero Clube de Sorocaba em comemoração do "Dia do Radioamador" realizado nos dias 04 e 05 de novembro de 1.989

Fonte : Oficio do Aero Clube de Sorocaba. QSL’s arquivados.

1.989 – Leonas Keiteris: AUTOR DO PROJETO RACRAM DA REDE DE EMERGÊNCIA

Foi escrito pelo Leonas PY2 M O K o Manual e o Guia de Instruções, Regulamentos e Procedimentos para Operação de Radioamadores em Caráter de Emergência na Cidade de São Paulo.

Este serviço foi denominado de Rede Auxiliar de Comunicação Rádio Amadora - RACRAM -.

Sendo que o 1º Simulado de Operação de Radioamadores em Caracter de Emergência na Cidade de São Paulo, da Rede Auxiliar de Comunicação Rádio Amadora -RACRAM-, obedecendo o Manual escrito pelo Leonas PY 2 M O K, ocorreu no dia 21 de dezembro de 1.989, tendo como Estações Oficiais a PY2 A A e a PY2 R E P pertencente ao COPOM da Policia Militar de São Paulo, obtendo absoluto sucesso, tanto em comparecimento dos operadores, como fazendo trafegar a maioria das mensagens de emergência, pois eram todos voluntários, foi um grande sucesso; Ainda comprovou-se naquele momento de que os radioamadores de São Paulo estão preparados para qualquer emergência que eventualmente possa surgir.

Os radioamadores Leonas PY2 M O K e Mário PY2 M X K, participaram ativamente tanto da organização como da realização deste magnífico e humanitário evento.

Fonte : QTC Bandeirante ano VI, nº 20.

1.990 – Leonas & Mário: SÓCIOS FUNDADORES DO GRÊMIO DE RADIOAMADORES DA COSIPA, CUBATÃO S.P.

A Companhia Siderúrgica Paulista - COSIPA- do Grupo Siderbrás, sediada na Cidade de Cubatão, Estado de São Paulo, no dia 25 de março de 1.990 constituiu seu Grêmio de Radioamadores, uma antiga reivindicação de um grande grupo de empregados, alguns dos quais já aposentados, os Estatutos do Grêmio foram aprovados, foi solicitado e concedido pelo DENTEL o indicativo de chamada PY2 G R C, tomando posse a 1ª Diretoria presidida por Waldemar Thomazine PY2 E G N.

O Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K tiveram a honra de serem convidados pelo colega Waldemar Thomazine PY2 E G N Diretor de Assuntos Ambientais e Serviços Sociais da COSIPA (Companhia Siderúrgica Paulista do Grupo Siderbrás), para participarem da reunião e da fundação do Grêmio de Radioamadores da COSIPA, onde foram nomeados SÓCIOS FUNDADORES DO Gremio de Radioamadores da Cosipa.

Fonte : Jornal O Chapa - ano XXVI - 27 de março de 1.990

1.990 – Leonas & Mário: NA A.C.M.

A convite da Diretoria da Associação Cristã de Moços de São Paulo "YACM", o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K, além de organizarem a demonstração pública de radioamadorismo, participaram com suas Estações Oficiais o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K das festividades da ACM denominado "MOVIMENTE-SE NA PRAÇA", realizado no dia 17 de junho de 1.990.

Fonte : Certificado de Participante da ACM.

QSL’s arquivados.

1.991 – Leonas & Mário: REALIZARAM A DX’PEDIÇÃO NA ILHA DE SÃO SEBASTIÃO S. P.

Foi organizada e realizada a DX EXPEDIÇÃO de radioamadorismo na ILHA DE SÃO SEBASTIÃO SA 028, no litoral do Estado de São Paulo, esta Dx expedição foi válida para o famoso Diploma I.O.T.A da Inglaterra, haja visto de que a associação inglesa foi informada com antecedência da operação e confirmada para os radioamadores do mundo inteiro, pela divulgação no boletim internacional DX News Sheet (Boletim oficial da RSGB).

A guisa de informação destaca-se de que na época que antecedeu a solicitação dos indicativos especiais no Ministério das Comunicações, para poderem operar na Ilha de São sebastião S. P., o Leonas e o Mário tiveram o cuidado de pesquisar sobre a IOTA SA 028, e detectar as operações anteriores na ilha, depois de folhear milhares de páginas de revistas nacionais e estrangeiras especializadas em radioamadorismo, foi localizada a operação anterior, pasmem, foi no ano de 1.959, portanto havia passado um lapso de 32 anos, ainda foram localizadas muitas outras mais antigas.

A DX expedição foi um sucesso posto que os radioamadores do mundo inteiro esperaram mais de uma geração para ter contato com a SA 028 e poder completar seu diploma.

As Estações Oficiais : Leonas ZX0 M O K e Mário ZX0 M X K, operaram do dia 10 até o dia 25 de fevereiro de 1.991. Fonte : DX News Sheet, sheet nº 1.453 - february 1.991.

Cartões QSL’s arquivados.

1.992 – Leonas & Mário: REALIZARAM OUTRA DX’PEDIÇÃO NA ILHA DE SÃO SEBASTIÃO S. P.

Pelo grande interesse despertando nos radioamadores do mundo inteiro por ter entrado no ar, depois de 32 anos a Dx expedição realizada por ZX0 M O K Leonas e por ZX0 M X K Mário na - Ilha de São Sebastião S. P., SA 028 - (esta ilha brasileira situada no litoral paulista é valida para o Diploma I. O. T. A., da Radio Society of Gran Bretain - (associação dos radioamadores da Inglaterra), no ano de 1.991, após estar em silêncio por 32 anos.

Muitas cartas foram recebidas destes radioamadores, após a 1ª Dx expedição realizada no ano de 1.991, solicitando uma nova operação radioamadoristica na Ilha de São Sebastião S. P., pois acontece que há muitos deles faltava apenas a ilha SA 028 para completar o log e solicitar o Diploma I.O.T.A. e já a muitos e muitos anos esperavam uma oportunidade para realizar o tão sonhado contato.

Assim sendo, por esse grande número de solicitações foi organizada e realizada a - II DX EXPEDIÇÃO - de radioamadorismo na Ilha de São Sebastião, SA 028, no litoral de São Paulo.

Esta Dx expedição foi valida para o famoso Diploma I. O. T. A. da Inglaterra, haja visto que a associação inglesa foi comunicada com atecendência da operação e confirmada para os radioamadores do mundo inteiro, pela divulgação através do Boletim internacional DX News Sheet (Boletim oficial da RSGB).

A Dx expedição novamente foi um grande sucesso posto que os radioamadores do mundo inteiro esperavam ansiosos o contato com a SA 028 e poder completar o seu Diploma, foram 40 dias de tremendos "pile-up" todos os dias.

As Estações Oficiais foram ZX0 M O K Leonas e ZX0 M X K Mário e operaram do dia 01 de fevereiro até o dia 10 de março de 1.992.

Fonte : DX News Sheet, sheet nº 1.465 - february 1.992.

Weekle DX News Bulletin - february 1.992

The Islands of Brazil - july 1.992

Cartões QSL´s arquivados.

1.992 – Leonas & Mário: SÓCIOS FUNDADORES DO GREMIO DE RADIOAMADORES DA COSIPA, NA INAUGURAÇÃO DA SEDE E DA ESTAÇÃO OFICIAL PY2GRC

Atendendo ao convite da Diretoria do Grêmio de Radioamadores da Cosipa, em Cubatão S. P., o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K, como sócios fundadores participaram das solenidades festivas no dia 22 de julho de 1.992, na inauguração da sede social, e da instalação do novo shack da Estação Oficial PY2 G R C, do Grêmio de Radioamadores da Cosipa,

Fonte : Jornal QTC Bandeirante ano VIII, nº 9

1.992 – Leonas & Mário: INTEGRARAM COMISSÃO PARA COMPRA DO IMÓVEL LABRE/CAMPINAS S. P.

Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K, integraram a Comissão para a compra de um imóvel da Sub sede da Labre na Cidade de Campinas Estado de São Paulo.

Fonte Jornal QTC Bandeirante ano VIII, nº 1

1.992 – Leonas Keiteris: AUTORIZA A COMPRA DO IMÓVEL LABRE-CAMPINAS, S.P.

O Dr. Leonas PY2 M O K Diretor Jurídico da Labre/SP, fez a verificação jurídico-advocatícia dos Documentos relativos ao imóvel de Campinas e no dia 28 de dezembro de 1.992, autorizava, o Diretor da Labre de São Paulo, a assinatura da Escritura e a posse do Imóvel.

Fonte : Jornal QTC Bandeirante ano VIII, nº 1

1.993 – Mário Keiteris: REALIZA AS APOSTILAS DOS CURSOS DA LABRE/SP

No mês de janeiro de 1.993. o Mário PY2 M X K termina de escrever e edita as seguintes Apostilas do Curso de Preparo para Exame do Serviço de Radioamador, tendo como títulos :

Instrução 02/90 ANO 1.993;

Legislação do Radioamador ANO 1.993;

Questões de Radioeletricidade ANO 1.993;

Estas Apostilas e os direitos Autorais foram doados pelo Mário PY2 M X K, para a Labre de São Paulo comercializa-las através da sua Diretoria de Cursos.

Fonte : As Apostilas originais.

1.993 – Leonas & Mário: NA BASE MILITAR DA 2ª CIA. BLINDADA DE COMUNICAÇÕES

Em junho de 1.993 o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K, fazem uma visita de intercâmbio na Base Militar da 2ª Companhia Blindada de Comunicações na Cidade de Campinas S. P., nesta ocasião o Mário PY2 M X K fez uma doação de material completo para o Curso de ingresso no radioamadorismo, inclusive as suas novas apostilas recém editadas, para o uso dos soldados especialistas em telecomunicações da 2ª Cia Com. de Campinas,

Fonte : Jornal QTC Bandeirante ano IX, nº 07

1.993 – Leonas & Mário: NA EXPOSIÇÃO DO EXÉRCITO

A convite da 2ª Companhia Blindada de Comunicações do Exercito Brasileiro o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K participaram da EXPOEX-93, em barraca montada pelo exercito para instalar e operar a Estação Oficial ZY 2 A A, durante a exposição do exercito realizada do dia 19 até o dia 22 de agosto de 1.993

Fonte : Jornal QTC Bandeirante ano IX, nº 07.

QSL’s arquivados.

1.993 – Mário Keiteris: IMPLANTA NOVO SISTEMA DE CURSOS DE RADIOAMADORISMO NA LABRE/SP

No dia 30 de agosto de 1.993, o Mário Keiteris PY2 M X K, Diretor de Cursos da Labre de São Paulo, implantando um sistema novo e moderno de ensino e utilizando-se de suas Apostilas de Preparo ao Exame de Radioamador encerrou com grande sucesso de aprovação sua primeira turma de 41 alunos para ingresso e promoção ao radioamadorismo, na ocasião foram distribuídos Certificados de Conclusão aos aprovados.

Fonte : Jornal QTC Bandeirante ano II, nº 4/5

1.993 – Mário Keiteris: EDITA SEU 1º LIVRO COM TEMA RADIOAMADORÍSTICO

No mês de setembro de 1.993. o Mário PY2 M X K termina de escrever e edita o seu primeiro livro com tema radioamadoristico, tendo como título :   MANUAL DO PX. ANO 1.993

Fonte : Comentário do Capitão da Força Aérea Brasileira, Ricardo Toshi Ogata PX 2 C 0005 / 3 -AT-161 no Jornal QTC Bandeirante ano IX, nº 10.

1.993 – Leonas & Mário: NA BASE AÉREA DO CAMPO DE MARTE, DO IV COMANDO AÉREO REGIONAL

A convite do IV COMAR, participaram ativamente o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K na organização e operação da Estação Oficial ZY 2 A A, do IV COMAR ( IV Comando Aéreo Regional, sediado em São Paulo), nas Festividade realizadas no Campo de Marte em São Paulo no " 5º Domingo Aéreo" no dia 29 de novembro de 1993.

Fontes : Certificados de Participantes do Ministério da Aeronáutica.

Jornal QTC Bandeirante ano VIII, nº 10. QSL’s arquivados.

1994 – Mário Keiteris: EDITA APOSTILA DE RADIOELETRICIDADE DA LABRE/SP.

No mês de janeiro de 1.994. o Mário PY2 M X K termina de escrever e edita a Apostila do Curso de Preparo para Exame do Serviço de Radioamador, tendo como título :

Respostas as Questões de Radioeletricidade ANO 1.994;

Esta Apostila e os direitos Autorais foram doados pelo Mário PY2 M X K, para a Labre de São Paulo comercializa-la através da sua Diretoria de Cursos.

Fonte : Apostila original

1.994 – Leonas & Mário: PALESTRAM EM ESCOLA DE SÃO PAULO

A convite do Diretor Professor Marco César Spinosa e do Corpo Docente do Colégio Spinosa sediado na Vila Mariana na Capital de São Paulo, realizou-se no dia 19 de maio de 1.994, uma palestra para adolescentes sobre o radioamadorismo para os estudantes do Colégio, tendo como palestristas o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K .

Fonte : QTC Bandeirante ano II nº 4/5

1.994 – Leonas & Mário: MEMBROS DA COMISSÃO DE COMPRA DO IMÓVEL LABRE CAMPINAS.

Como membros da Comissão para a compra do imóvel da Sub sede da Labre na Cidade de Campinas Estado de São Paulo, em agosto de 1.994 o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K, participaram das comemorações e festejos de inauguração da Sub-sede em Campinas.

Fonte : Jornal QTC Bandeirante ano II, nº 6.

1.994 – Leonas & Mário: NA EMBRAER, EMPRESA BRASILEIRA DE AERONÁUTICA.

A convite da Embraer ( Empresa Brasileira de Aeronáutica. sediada em São José dos Campos S.P., Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K, participaram da organização e operação da Estação Oficial ZY2 A A, nas comemorações dos 25 anos da EMBRAER, realizado do dia 01 de agosto até o dia 30 de setembro de 1.994.

Fonte : Oficio da EMBRAER. QSL’s arquivados.

1.995 – Mário Keiteris: RECEPCIONA TRIPULAÇÃO DA EMBARCAÇÃO LITHUANA QUE DEU A VOLTA AO MUNDO

No dia 02 de fevereiro de 1.995, o Mario PY2 M X K, como Diretor de Cursos da Labre/SP., representando os radioamadores paulistas e brasileiros, recebia na Cidade de Ubatuba, litoral de São Paulo, o radioamador lithuano, Capitão Ignas Miniotas e a tripulação do seu veleiro "Laisve" (em português Liberdade), na tripulação ainda havia mais 5 radioamadores.

A antiga União Soviética, manteve dominada sob o regime da força comunista a Lithuania, um pequeno pais no norte da Europa durante 70 anos, quando no ano de 1.992 o povo lithuano se revoltou contra este poderoso algoz, vindo a conseguir a tão sacrificada e almejada liberdade.

Após a Lithuania ter conseguido sua liberdade, livrando-se do domínio da poderosa União Soviética, foi organizada uma viagem ao redor do mundo, para propalar a esse mundo a conquista da liberdade lithuana através de um veleiro com o nome de " S/Y Laisve" (liberdade), com 20 metros de comprimento e 30 toneladas de peso, com acomodação para o Capitão Ignas e 14 marujos, destes marujos 5 eram radioamadores que durante a viagem de 2 anos ao redor do mundo revezaram-se diante do aparelho de radioamador sempre em contato com outros radioamadores, conseguindo milhares de contatos, onde informavam a libertação da Lithuania.

O veleiro "Laisve" sob o comando do Capitão Ignas partiu do porto lithuano de Klaipeda no mar Báltico, no dia 26 de julho de 1.993, vindo a contornar todos os 5 continentes.

Após contornar a Austrália já no caminho de volta, vem aportar no Brasil, no dia 02 de fevereiro de 1.995, na Cidade de Ubatuba litoral norte do Estado de São Paulo, onde o Capitão Ignas e sua tripulação foram recebidos pelo Mário PY2 M X K, representando os radioamadores paulistas e brasileiros, na ocasião foi oferecida uma placa de prata, com os seguintes dizeres : Nos caminhos da liberdade, novos amigos encontramos!, nos dois idiomas.

O Mário PY2 M X K, manteve regular contato com o veleiro lithuano "Laisve", monitorou via rádio por dois anos essa viagem, desde 26 de julho de 1.993 até o dia 14 de agosto de 1.995 quando o veleiro aportava de retorno no porto de Klaipeda.

Fontes : Jornal da Tarde nº 9.480, ano 31, pg. 5D.

Jornal Musu Lietuva ano 1.995, nº 2.281, pg. 4.

1.995 – Leonas & Mário: ORGANIZADORES DA FEIRA DE ELETROCA DE ITAQUERA

No dia 14 de junho de 1.995, foi inaugurada a Feirinha de eletroca em Itaquera, zona leste da Capital de São Paulo, mais precisamente no bairro do Jardim Nossa Senhora do Carmo, tendo como organizadores entre outros e implantadores do evento radioamadoristico o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K, com grande comparecimento de radioamadores do bairro e de outras localidades também.

Fonte :QTC Bandeirante ano III, nº 9

1.995 – Leonas & Mário: COMANDAM A ORDENAÇÃO JURÍDICA DA DEFESA DO PATRIMÔNIO E DINHEIROS DA LABRE/S.P.

No ano de 1.995, por uma infausta propositura apresentada pelo Diretor da Labre do Estado do Pará, ao Conselho da Labre Nacional propondo : "que todo o patrimônio e os dinheiros em caixa de todas as Labres Estaduais do Brasil, fossem unificadas e transferidas e administradas pela Labre Nacional...",

Os radioamadores do Estado de São Paulo não concordaram com esta idéia de perder o patrimônio e o seu dinheiro ser administrado Pela Labre Nacional lá em Brasília.

Os radioamadores paulistas, a Diretoria Estadual e o Conselho Deliberativo da Labre São Paulo, uníssona, numa assembléia concorridíssima, na famosa reunião do dia 12 de novembro de 1.995, no Campo de Marte S. P., local de outras reuniões famosas e que também serviu de palco para a defesa do patrimônio e dinheiro dos radioamadores do Estado de São Paulo.

Sendo que, nesta reunião foi aprovada por unanimidade de todos os presentes a separação de modo oficial e legal e estatutário da Labre Nacional, sendo dissolvida a sua ramificação no Estado de São Paulo, inclusive vem mudar de nome, que em homenagem aos radioamadores paulistas a reunião também aprovou o nome de LIGA PAULISTA DE RADIOAMADORES, a participação do Leonas PY2 M O K e do Mário PY2 M X K foi bastante relevante nesta separação, que junto a outros colegas que se citar nomes seria uma lista imensa, assim, tornamo-nos testemunhas vivas deste relevante fato ocorrido no radioamadorismo brasileiro.

Fonte : QTC Bandeirante ano III, nº 4

QTC Bandeirante ano III, nº 7

1.995 – Dr. Leonas Keiteris, advogado: PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL QUE COMANDOU JURIDICAMENTE A SEPARAÇÃO DA LABRE/SP DA LABRE/BRASÍLIA.

A Assembléia Geral dos Radioamadores do Estado de São Paulo realizada no Campo de Marte em São Paulo no dia 12 de novembro de 1.995, foi comandada e Presidida Pelo Dr. Leonas Keiteris PY2 M O K , sendo que foi aclamado e nomeado Presidente da Assembléia pelos radioamadores paulistas presentes.

Fonte : Foto no Livro, Radioamadorismo : Hobby? ou Ciência! pg. 256, primeira edição, de 1998. Autor M. Keiteris PY2 M X K.

Após os acontecimentos desta reunião no Campo de Marte S. P., em que os radioamadores paulistas deliberaram, aprovando e exigindo unanimente a separação da Labre Nacional.

Ainda por ordem do Diretor Estadual da Labre São Paulo e por ordem do Conselho Deliberativo, o Departamento Jurídico sob a direção do Dr. Leonas PY2 M O K, assumiu o comando das medidas jurídicas e legais necessárias para levar a prática por meio de providências concretas a decisão dos radioamadores paulistas, do Diretor Estadual e do Conselho em realizar e implementar a histórica separação da Labre São Paulo, desvinculando-se completamente da Labre Nacional.

Logrou absoluto êxito o Diretor Jurídico em realizar a tarefa que lhe incumbiram, sendo que criou a LIGA PAULISTA DE RADIOAMADORES, desvinculada da Labre Nacional na histórica assembléia do dia 12 de novembro de 1.995, no Campo de Marte em São Paulo.

Todos os registros em Cartório foram feitos e aceitos junto aos órgãos competentes, o patrimônio todo foi transferido para a Liga Paulista de Radioamadores.

O patrimônio e os dinheiros estavam em fim salvos, com pleno êxito! e os radioamadores paulistas aliviados da infausta propositura da Labre do Estado do Pará.

Fontes : Livro, Radioamadorismo: Hobby? ou Ciência! pg. 253/265,

Jornal QTC Bandeirante ano III, nº 4

QTC Bandeirante ano III, nº 7

1.995 – Mário Keiteris: HOMENAGEADO POR ASSOCIAÇÃO DE RADIOAMADORES DO ESTRANGEIRO.

No final do ano de 1.995, o Mário PY2 M X K recebe com muito orgulho a homenagem em que foi agraciado pela Associação dos Radioamadores da Lithuania (Lietuvos Radijo Megejo Drauguia LRMD), por eles considerado relevante o seu trabalho na abertura do intercâmbio Brasil/Lithuania, na área do radioamadorismo, o seu maior orgulho foi ter conseguido uma marca histórica para o radioamadorismo do Brasil, ao ser o segundo radioamador na América do Sul, e o primeiro do Brasil a possuir tal honraria.

Uma cópia reprográfica consta dos anais do Conselho Deliberativo da Liga Paulista de Radioamadores, para resguardar a memória deste fato tão importante ao radioamadorismo brasileiro e ainda levando-se em conta de que o homenageado é membro da Diretoria Executiva da L. P. R..

Os parabéns do Jornal ao Mário PY2 M X K.

Fonte : Jornal QTC Bandeirante ano III nº 8

1996 – Mário Keiteris: EDITA APOSTILA DO CURSO DE RADIOAMADORISMO DA LIGA PAULISTA DE RADIOAMADORES - L. P. R.

No  mês  de  janeiro  de  1.996.  o  Mário  PY2 M X K  termina  de  escrever  e  edita a Apostila do  Curso  de  Preparo   para   Exame  do  Serviço de  Radioamador  tendo  como  título : Curso de Telegrafia 1.996;

Esta Apostila e os direitos Autorais foram doados pelo Mário PY2 M X K, para a L.P.R. Liga Paulista de Radioamadores, comercializa-la através da sua Diretoria de Cursos.

Fonte : Apostila original

1.996 – Mário Keiteris & Xtal Neusa: DESCOBREM O ATUAL IMÓVEL DA LABRE NO TATUAPÉ CAPITAL S. P.

Segundo o Jornal QTC Bandeirante ano VI, nº 20 de 1.988, notificava na primeira página, com muito estardalhaço e ufanismo :

"" Nova Sede da Labre São Paulo -

o radioamadorismo paulista construindo seu futuro ""

A noticia diz que a Labre São Paulo tinha um imóvel ideal para a nova Sede social, pois a sede no Largo de São Francisco já não atendia aos anseios dos associados (isto em 1.988). Parece que ficou apenas escrito no papel da primeira pagina do acima referido jornal, o qual ainda de quebra pedia aos seus associados que fizessem donativos para a reforma do dito imóvel, mas... a realidade nos mostrou que nada foi feito de real ou efetivo e assim o imóvel foi perdido para a prefeitura de São Paulo.

Nesta altura dos acontecimentos se passaram 8 anos e nada da sede nova, sendo que, no mês de maio de 1.996, o Mário PY 2 M X K, mais a sua xtal Neuza, tomaram a iniciativa de localizar um imóvel para a nova sede social da Associação, na época localizou 10 imóveis em diversas localidades da Capital, com características para atender as necessidades da Associação dentro das possibilidades do seu caixa.

Os imóveis encontrados pelo Mário Py2 m x k, foram apresentados por ele a Diretoria e ao Conselho.

Em seguida foi formada uma comissão mista entre Diretores e Conselheiros, a qual vistoriou todos os imóveis apresentados finalizando com alguma preferência a três.

Uma nova vistoria agora composta por todos os Diretores e todos os Conselheiros da Liga Paulista de Radioamadores, além de alguns associados, vistoriaram os três imóveis, sendo que ao final deram preferência ao imóvel do Tatuapé, situado na rua Dr. Miguel Vieira Ferreira nº 345 A, assim com um trabalho honesto e serio do Mário PY2 M X K, acabou de vez com a celeuma que vinha se arrastando a muitos e muitos anos, enfim estavamos de Sede nova.

Fonte : Jornal QTC Bandeirante ano III, nº 10

1.996 – Leonas Keiteris: NA CÚPULA DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EM BRASÍLIA.

O Dr. Leonas PY2 M O K, foi o integrante oficial dos radioamadores brasileiros na cúpula do Ministério das Comunicações em Brasília DF, na Comissão Brasileira Preparatória para a Reunião da TU 1.997 - RA-97 e WRC-97 -, comissão da cúpula do governo brasileiro, onde o Dr. Leonas PY2 M O K esteve pessoalmente, sendo o representante oficial dos radioamadores, no Governo Brasileiro, tendo o seu trabalho inscrito na Comissão de atribuição de Freqüências, dentro do Ministério das Comunicações em Brasília D.F.

Fontes : Cópia do Doc. do Plenário do dia 11 de julho de 1.996, do M.C.

Revista AREP EXPRESS ano 1, nº 3

Revista AREP EXPRESS ano 2, nº 4.

Jornal QTC Bandeirante ano III, nº 8

1.996 – Mário Keiteris: CONVIDADO A REALIZAR A APOSTILA DE ÉTICA E TÉCNICA OPERACIONAL DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES/SP

Foi uma grata satisfação quando a 14 de agosto de 1.996 o Mário PY2 M X K, recebia um convite do Sr. Dr. Eduardo Graziano, Delegado Regional do Ministério das Comunicações do Estado  de  São  Paulo,  que  com  a  supervisão  do  Setor  de  Radioamadorismo  do  Ministério das  Comunicações   fosse   escrita   a   nova   e   oficial   Apostila   de   1.996  –  : ÉTICA E TÉCNICA OPERACIONAL E LEGISLAÇÃO, para estar de acordo com a Norma 31/94.

Foi aceita e cumprida a missão, hoje milhares de novos colegas já se beneficiaram com este trabalho e muitos ainda iram se beneficiar num futuro bem próximo com este trabalho despretencioso e voluntário.

Fontes: Oficio do Ministério das Comunicações de 14 de agosto de 1996.

Apostila de Ética e Técnica Operacional do M.C.

1.996 – Leonas Keiteris: PROFERE PALESTRA NA ESCOLA SUPERIOR DE AGRONOMIA LUÍS DE QUEIROZ

No 1º Congresso de Radioamadores, realizado no dia 31 de agosto de 1.996, em Piracicaba Estado de São Paulo, no Campus da Escola Superior de Agronomia Luís de Queiroz "ESALQ", no auditório da Escola o Leonas PY2 M O K, proferiu uma palestra de tema jurídico radioamadoristico, diante de autoridades civis e militares e de grande número de radioamadores presentes.

Fontes : Certificado de participação

Jornal QTC Bandeirante ano III, nº 10

1.996 - Leonas Keiteris: AUTORIZA A COMPRA DO IMÓVEL DA LABRE/SP, NO TATUAPÉ, CAPITAL S. P.

O Dr. Leonas PY2 M O K Diretor Jurídico da L.P.R., fez a verificação jurídica dos Documentos relativos ao imóvel situado no Tatuapé, para a Sede da Liga Paulista de Radioamadores e no dia 02 de setembro de 1.996, autoriza, a assinatura da Escritura e a posse do imóvel, ao Presidente da Liga Paulista de Radioamadores.

Fontes : Escritura de Compra e venda do Imóvel à rua Dr. Miguel Vieira Ferreira nº 345 A - Tatuapé – S. Paulo.

Jornal QTC Bandeirante ano III, nº 9

1.996 – Leonas & Mário: MEMBROS DA DIRETORIA ITINERANTE DA LIGA PAULISTA DE RADIOAMADORES.

No 1º Encontro Itinerante do Interior, realizado no dia 06 de outubro de 1.996, na sub-sede da Liga Paulista de Radioamadores em Campinas o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K fizeram uso da palavra sobre a necessidade de interiorização da L. P. R..

Fonte : Jornal QTC Bandeirante ano III, nº 10

1.996 – Dr. Leonas Keiteris: ALUGA A ANTIGA SEDE DA L.P.R., NO LGO. DE SÃO FRANCISCO PARA A ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO.

A antiga Sede da Liga Paulista de Radioamadores, situada no Largo de São Francisco nº 34 - 11 andar, após intermediação, foi alugada pelo Dr. Leonas PY2 M O K, para a Associação dos Advogados de São Paulo -AASP- em 10 de novembro de 1.996, com a devida autorização da Diretoria e do Conselho- , esta foi a ultima realização do Leonas PY2 M O K, como Diretor Jurídico na Liga.

Fonte : Jornal QTC Bandeirante ano III, nº9

1.996 – Leonas & Mário: HOMENAGEADOS COM PLACA DE PRATA.

É inaugurada no dia 11 de novembro de 1.996 a nova Sede Social da Liga Paulista de Radioamadores, no Tatuapé Capital de São Paulo, o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K além de terem participado decididamente para a aquisição desta Sede, participaram das comemorações e festejos de inauguração, onde em reconhecimento aos valiosos e relevantes trabalhos realizados foram homenageados com uma Placa de Prata cada um, mais a xtal do Mário.

Fontes : Placa de Prata do Leonas Keiteris PY2 M O K

Placa de Prata do Mário Keiteris PY2 M X K

Placa de Prata da Neuza Keiteris - xtal do Mário

Jornal QTC Bandeirante ano III, nº 10

1.996 – Dr. Leonas Keiteris: DIRETOR JURÍDICO DA LABRE/SP DURANTE 8 ANOS.

De acordo com o que consta no ATO DE NOMEAÇÃO da liga de nº 003/94/96, do Leonas PY2 M O K, este foi o seu quarto e último mandato como Diretor Jurídico, da Liga Paulista de Radioamadores, do biênio 1.994/1.996, que era de dois anos, iniciou-se em 14 de dezembro de 1.994 e terminou em 14 de dezembro de 1.996, sendo que, nesta data também foi feito e aceito o pedido de seu desligamento da Diretoria e inclusive de sócio da associação.

Foram doados 8 anos de trabalhos e realizações para as Ligas, diretamente para o radioamadorismo paulista e indiretamente para o radioamadorismo brasileiro.

Fonte : Ato de Nomeação

1.996 – Mário Keiteris: DIRETOR DE CURSOS DA LABRE/SP DURANTE 8 ANOS

De acordo com o que consta no ATO DE NOMEAÇÃO da Liga de nº 004/94/96, do Mário PY2 M X K , este foi o seu quarto e último mandato como Diretor de Cursos e Promoção Social, da Liga Paulista de Radioamadores, do biênio 1.994/1.996, que era de dois anos, iniciou-se em 14 de dezembro de 1.994 e terminou em 14 de dezembro de 1.996, sendo que, nesta data também foi feito e aceito o pedido de seu desligamento da Diretoria e inclusive de sócio da associação.

Foram doados 8 anos de trabalhos e realizações para as Ligas, diretamente para o radioamadorismo paulista e indiretamente para o radioamadorismo brasileiro.

Fonte Ato de Nomeação

1997 - Mário Keiteris: EDITA SEU 8 LIVRO DE RADIOAMADORISMO

No mês de dezembro de 1.997, o Mário PY2 M X K termina de escrever e edita o seu oitavo livro com o tema radioamadoristico, tendo como título : Radioamadorismo : Hobby? ou Ciência!

Fonte : Jornal Radioamadorismo & Faixa do Cidadão ano V, nº 36.

 

1.998 –Leonas PY2 M O K : FUNDADOR DA RODADA UNINDO AMIGOS (RUA) CURITIBA, PARANÁ.

Aos 27 dias do mês de agosto de 1.998, o Leonas PY2 M O K Foi dos um dos FUNDADORES DO GRÊMIO DA RODADA ÚNINDO AMIGOS, PY5 R U A, comandada pelo nosso colega Thiers Marcondes e esta sediada na Cidade de Curitiba.

Fonte : Livro de Atas do Gremio.

1.999 - Leonas Keiteris - A TELEGRAFIA NA TELA DA TV CULTURA.

O Programa Vitrine, apresentado todas as quartas feiras na nossa querida TV Cultura de São Paulo, apresentado pelo MARCELO TAS.

A produção do Programa Vitrine queria prestar uma homenagem a telegrafia e os telegrafistas, e esclarecer ao público telespectador o que é a telegrafia, no programa que foi ao ar no dia 17 de março de 1.999, e o Leonas PY2 M O K, foi convidado para durante o programa demonstrar aos telespectadores como se opera um manipulador de telegrafia através de um contato ao vivo pela TV, via rádio com outro telegrafista radioamador.

Ao aceitar a tarefa o Leonas PY2 M O K, vislumbrou a oportunidade para mostrar ao público telespectador, de que no radioamadorismo a telegrafia ainda, apesar dos pesares, resiste e esta mantendo-se firme em seu meio, a modalidade de comunicação herdada de Samuel Finley Breese Morse a mais de 150 anos.

Fonte : Revista Radioamadorismo & Faixa do Cidadão ano 2 nº 9.

1.999 - Leonas Keiteris - DÁ ENTREVISTA NA RÁDIO ELDORADO, AM.

O Leonas PY2 M O K em 21 de agosto de 1.999, a convite do conhecido e renomado Apresentador Geraldo Nunes da Rádio Eldorado de São Paulo em A. M., participou do seu tradicional Programa intitulado : São Paulo de Todos os Tempos, programa que vai ao ar já a muitos anos com temas variados do cotidiano paulista, neste dia o tema foi sobre o radioamadorismo.

Este programa foi ao ar na Rádio Eldorado em A. M., na freqüência de 700 Mhz., sabado com reprize no domingo.

Fonte : Fita gravada com o audio do programa.

1.999 – Leonas Keiteris - PETIÇÃO AO PODER PÚBLICO, CÂMARA MUNICIPAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Autoria do texto jurídico pelo Leonas PY2 M O K, da Petição Padrão ao Poder Público contendo requerimento para nomeação de uma rua com o nome do sempre esquecido e nunca lembrado Padre Cientista brasileiro ROBERTO LANDELL DE MOURA, a ser encaminhada pelos radioamadores em todos os municipios brasileiros endereçado para a Câmara Municipal ou aos Prefeito das cidades brasileiras, lançado na convenção de radioamadores havida no Hotel Santos Dumont em Cambuquira Minas Gerais em 27 de agosto de 1.999.

Fonte : Revista QTC Magazine ano 41 nº 4.

1.999 - Mário Keiteris: LIVRO RADIOAMADORISMO: HOBBY? OU CIÊNCIA! NA LABRE/RS.

Através de oficio da Labre do Rio Grande do Sul, assinado pelo Conselheiro Ivan Dorneles Rodrigues PY3 I D R, o Mário PY2 M X K, é informado que o seu Livro Radioamadorismo Hobby? ou Ciência! a partir do dia 02 de setembro de 1.999, ficará exposto na vitrine de radioamadorismo em sua sede Social, por se tratar de obra relevante ao radioamadorismo brasileiro.

Fonte Oficio arquivado.

1.999 Leonas & Mário : NO Bug DO MILÊNIO vigiado nas ondas do rádio.

TEMENDO UMA PANE NAS COMUNICAÇÕES, EMPRESAS USAM OS RADIOAMADORES PARA COMBATER O Y 2 K

Publicado no Jornal DIÁRIO DO GRANDE ABC

Empresas temem a atuação dos hackers na virada do milenio.

Algumas empresas nacionais e multinacionais andam tão cautelosas em relação a um possível colapso nas comunicações por causa do bug do milênio na entrada do ano 2.000, que em seus planos de contingência estão prevendo até o auxílio de radioamadores.

Algumas empresas nacionais e multinacionais já entraram em contato com o Leonas PY2 M O K e o Mário PY2 M X K, para cadastrar radioamadores de todo o Brasil com o objetivo de ajudar as empresas a se comunicarem com seus clientes e filiais em caso de pane no sistema de telecomunicações convencionais.

"A Mannesmann e a Siemens já contrataram oficialmente o Leonas PY2 M O K, e o Mário PY2 M X K, para serem auxiliadas" do dia 31/12/99 até o dia 01/01 2.000.

As empresas multinacionais temem a atuação dos hackers que possam prejudicar os sistemas de telecomunicações, aproveitando-se deste momento em que poderam haver falhas.

Mas como o radioamador pode ser útil?

Por meio de sua estação de rádio, ele pode se comunicar com o mundo inteiro.

Além disso, no caso de haver problemas com o sinal de rádio ele terá a opção de usar o telégrafo.

"Os radioamadores classe "A", os chamados PY, têm de conhecer a telegrafia, além de radioeletricidade e legislação".

Os radioamadores cadastrados passarão o "Réveillon", ao lado do rádio para ajudar as empresas nacionais e multinacionais se houver problemas.

O advogado Leonas Keiteris, de São Paulo, radioamador PY2 M O K, há 18 anos, atualmente Classe "A", esta coordenando este cadastramento em todo pais.

"Os radioamadores já são organizados por natureza porque a comunicação entre eles é constante, mesmo internacionalmente.

Estamos sempre disponíveis para situações de urgência", afirmou o Leonas.

Fonte : DIÁRIO DO GRANDE A B C - ano XLI nº 10.505 - 30 de novembro de 99

Caderno de Informatica

1.999 – Mário Keiteris: EDITA SEU 9º LIVRO RADIOAMADORÍSTICO, EM LINGUA EXTRANGEIRA.

No mês de dezembro de 1.999, o Mário PY2 M X K termina de escrever e edita o seu 9º livro, com o tema radioamadoristico, tendo como título :

Propagacios Fenomenai - Ionosferos Itaka.

Este livro foi recentemente lançado no mercado lá no exterior, escrito especialmente e totalmente no idioma lithuano e é dirigido para os radioamadores novatos lithuanos, a Autoria e a 1ª edição foi toda doada para a Lietuvos Radijo Megejo Drauguia -LRMD- (Associação dos Radioamadores da Lithuania).

Fonte : Jornal Radioamadorismo & Faixa do Cidadão ano IV, nº 46

2000 –DR. Leonas Keiteris: COLUNISTA DE JORNAIS E REVISTAS DE RADIOAMADORISMO.

Durante anos tem sido colunista de jornais e revistas, em São Paulo no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

---Atualmente o Dr. Leonas Keiteris é radioamador com o indicativo PY2 M O K , além de micro empresário, exercendo a atividade de Técnico em Rádio Frequência, mantendo um Laboratório para Manutenção de Equipamentos de Radiocomunicação, exercendo também sua atuante atividade de advogado nas áreas de :

DIREITO CIVIL;

DIREITO DE FAMÍLIA;

DIREITO PENAL;

DIREITO DE TELECOMUNICAÇÕES;

DIREITO DE SOCIEDADE CIVIL .

2000 –Mário Keiteris : COLUNISTA DE JORNAIS E REVISTAS DE RADIOAMADORISMO.

----Mário Keiteris é radioamador com o indicativo PY2 M X K , Relações Públicas para o Comercio no Exterior, já aposentado.

Durante anos tem sido colunista de jornais e revistas, em São Paulo no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, inclusive no estrangeiro,

Atualmente além de escrever artigos para jornais e revistas escreve livros na área do radioamadorismo, esta com 13 livros escritos e editados nestes últimos anos.

2.000 - Mário Keiteris: OBRA LITERÁRIA RECONHECIDA NO RADIOAMADORISMO ARGENTINO.

Em 19 de janeiro de 2.000 o Mário PY2 M X K, recebe mensagem do Presidente do Rádio Clube Argentino de agradecimento, é a seguinte consideração sobre o livro Radioamadorismo Hobby? ou Ciência! através do Oscar Pesiney LU1 C Q, Presidente do Radio Club Argentino - LU4 A A - texto abaixo:

En nombre del Radio Club Argentino, deseamos hacerle llegar nuestro agradecimiento por habernos enviado para nuestra biblioteca su obra :

"Radioamadorismo: Hobby o Ciencia".

Lo hemos leido y nos resulto muy grato.

Gracias por tu obra que enaltece a la Radioaficion Sudamericana.

Atentamente

Oscar Pesiney - LU1CQ

Presidente da R. C. A.

Este e-mail resultou da visita feita em dezembro de 99 ao RCA pelo Mário PY2 M X K, durante sua estada em Buenos Aires, quando doou um exemplar do seu livro para a excelente biblioteca do Radio Club Argentino.

Fonte : Cópia do e-mail arquivado.

2.000 - Mário Keiteris: EDITA O SEU 10º LIVRO SOBRE RADIOAMADORISMO.

No mês de janeiro de 2.000, o Mário PY2 M X K termina de escrever e edita o seu 10º livro, com o tema radioamadoristico, tendo como título: Manual de Antenas para o Radioamador.

2.000 - Leonas Keiteris: DÁ ENTREVISTA NA RÁDIO APARECIDA, SP.

O Leonas PY2MOK, foi convidado para ser entrevistado sobre o tema "radioamadorismo e radio-escuta no Brasil", no Programa Encontro DX na Rádio Aparecida, da Cidade de Aparecida do Norte, Estado de São Paulo, programa que foi ao ar no dia 06 de maio de 2.000, apresentado pelo Cassiano Macedo, todos os sábados pela emissora.

Fonte : Fita gravada com o audio do programa.

2.000- Leonas & Mário: POSSUEM RÁDIO VALVULADO PREMIADO.

No dia 21 de setembro de 2.000, DIA DO RADIALISTA, a Rádio Transamérica da Capital de São Paulo, que opera na freqüência 100.1 Mhz., em F. M., promoveu um inusitado concurso "O Meu Ainda Funciona" entre seus ouvintes para comemorar neste ano o transcurso do Dia do Radialista, envolvendo de forma estupenda a nostalgia dos rádios receptores antigos.

Através das ondas do rádio, a Transamérica convidou seus ouvintes, aqueles que levassem até a sua sede, lá pelos altos da Lapa na Capital de São Paulo, um rádio receptor na modalidade de F.M. mais antigo e que ainda sintoniza-se a Radio Transamérica em 100.1 MHz., em outras palavras que estivesse funcionando, ganharia um moderníssimo e super aparelho de som, além de um prêmio em dinheiro.

O apelo da Radio Transamérica foi atendido por meia centena de ouvintes, que levaram suas antiguidades e foram expostas dentro do recinto da Emissora, entre estes também estava o Leonas PY2 M O K, que levou para concorrer um antigo rádio receptor valvulado para F.M., de nome : E E P - Clipper.

Para avaliar com bastante precisão o estado e a idade dos aparelhos receptores de F. M. ali expostos, a Rádio Transamérica convidou um especialista do Museu do Rádio, o renomado e conhecido Edson Faria um dos maiores colecionadores de rádios antigos de São Paulo e do Brasil, para ser o avaliador e Juiz.

Após examinar um a um todos os aparelhos ali expostos, que aliás não foi uma tarefa muito fácil nos quesitos : época de fabricação; aparência; e o funcionamento de cada aparelho, ao final o Edson Faria se resumiu a três aparelhos para escolher o vencedor.

Destes três resultou como vencedor o aparelho rádio receptor valvulado E E P - Clipper na banda de F.M., e que quebra sintonizou a radio Transamérica em F.M. nos 100.1 MHz., como o mais antigo e bem conservado receptor de F.M., ali exposto.

Este raro exemplar de rádio receptor valvulado para a banda de F.M., um dos primeiros fabricados no Brasil, foi adquirido diretamente da fábrica pelo Mário PY2 M X K, contando agora com uma criteriosa avaliação do colecionador de rádios antigos e membro do Museu do Rádio Sr. Edson Faria, além de ser premiado pela Rádio Transamérica no DIA DO RADIALISTA, este rádio receptor de F.M., faz parte já há muitos anos do Shack, na estação de Radioamador do Leonas PY2 M O K e do Mário PY2 M X K.

Fonte : Jornal Radioamadorismo & Faixa do Cidadão ano IV, nº 47

Revista Transamérica

2.000 - Leonas & Mário : NA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.

A Associação dos Subtenentes e Sargentos da Policia Militar do Estado de São Paulo (ASS/PM), comemorou no dia 27 de setembro passado, os 67 anos de fundaçã, com autoridades civis e militares, além de uma afluência muito grande de Radioamadores e PXstas junto aos seus familiares. Foi dado inicio as festividades sendo composta a mesa pelo mestre de cerimonia o Tenente Julio Alves Trujilo, a mesa ficou assim composta : - Heleno Barreiros PX 2 K 9483; - Tenente Antonio Galdino Alencar PY2 B E; - Tenente Coronel Flamarion Ruiz; - Deputado Celso Tanauí; - Deputado Campos Machado; - Sargento Laércio da Silva Guellis, presidente do Grêmio; - Sargento Hélio Cezar Presidente interino do Gremio; -Comendador Jamil de Moura; e o Advogado em Telecomunicações Dr. Leonas Keiteris PY2 M O K. O radioamador e escritor Mario Keiteris PY2 M X K presente nas festividades foi convidado para subir ao palco e junto a mesa fez a doação de um exemplar do seu livro : Radioamadorismo: Hobby? ou Ciência! passando as mãos do Presidente do Grêmio de Comunicações PY2 A S S, Sargento Guellis, o qual em nome da Diretoria agradeceu a doação do livro. Nesta data além do aniverssário da Associação estava sendo inaugurado o Grêmio de Comunicações da Associação dos Tenentes e Sargentos da Policia Militar do Estado de São Paulo, com o indicativo PY2 A S S, bem como o Shack no 6º andar do edifício da Associação.

Fonte : Jornal Radioamadorismo & Faixa do Cidadão, ano VII, nº 51, pg. 3.

2.001 - Mário Keiteris: EDITA A SEGUNDA EDIÇÃO DO 4º LIVRO SOBRE RADIOAMADORISMO

Em 2002, o Mário PY2 M X K edita a Segunda edição o seu 4º livro, com o tema radioamadoristico, tendo como título: MANUAL DO Pxista.

2.002 - Mário Keiteris: EDITA O SEU 11º LIVRO SOBRE RADIOAMADORISMO

Em 2002, o Mário PY2 M X K termina de escrever e edita o seu 12º livro, com o tema radioamadoristico, tendo como título: RECEITAS DE ANTENAS PARA O RADIOAMADOR.

2.004 - Mário Keiteris: EDITA O SEU 12º LIVRO SOBRE RADIOAMADORISMO

Em 2.004, o Mário PY2 M X K : Termina de escrever e edita o seu 12º livro, com o tema radioamadoristico, tendo como título: TVI – O MARTIRIO DOS RADIOAMADORES.

2.008 - Mário Keiteris: EDITA O SEU 13º LIVRO SOBRE RADIOAMADORISMO

Em 2.008, o Mário PY2 M X K termina de escrever e edita o seu 13º livro, com o tema radioamadoristico, tendo como título: ABC DOS FENÔMENOS DA PROPAGAÇÃO DAS ONDAS DE RÁDIO.

2011 – Mário Keiteris : É ENTREVISTADO NO PROGRAMA ENCONTRO DX, DA RÁDIO APARECIDA S.P.

O Mário Keiteris PY2MXK, foi convidado para ser entrevistado sobre o tema: Distribuição gratuita do seu livro Radioamadorismo : Hobby ou Ciência, tipo "EBOOK" na Internet, no Programa Encontro DX na Rádio Aparecida, da Cidade de Aparecida do Norte, Estado de São Paulo, programa que foi ao ar no dia 11 de junho de 2.011, apresentado pelo Jota Moura e Cassiano Macedo, todos os sábados pela emissora.

Fonte : Fita gravada com o programa.

2011 – Mário Keiteris : LANÇOU A EDIÇÃO GRATUITA DO LIVRO EM FORMATO ELETRÔNICO "EBOOK".

O Mário Keiteris PY2MXK, lançou o livro Radioamadorismo: Hobby? ou Ciência!, de sua autoria disponibilizado para "download" gratuito na Internet .

Fonte: internet - Qsy.to/py2mxk

---Atualmente o Dr. Leonas Keiteris é radioamador com o indicativo PY2 M O K, além de micro empresário, Advogado atuante, e de Técnico em Rádio Freqüência, mantém um Laboratório para Manutenção de Equipamentos de Radiocomunicação, exercendo também a sua militância na atividade de advogado nas áreas de :

DIREITO CIVIL;

DIREITO DE FAMÍLIA;

DIREITO PENAL;

DIREITO DE TELECOMUNICAÇÕES;

DIREITO DE SOCIEDADE CIVIL .

----Atualmente o Mário Keiteris é radioamador com o indicativo PY2 M X K, Relações Públicas para o Comercio no Exterior, já aposentado.

Além escritor de obras literário-radioamadoristicos, esta com 13 livros escritos e editados nestes últimos anos, também escreve artigos para jornais e revistas brasileiras e estrangeiras na área do radioamadorismo.

CONTINUA>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>