Make your own free website on Tripod.com

ARTIGOS DE RADIOAMADORISMO BRASILEIRO

A 1ª VITORIA JURÍDICA NOS PRIMÓRDIOS DO RADIOAMADORISMO

A HISTÓRIA DA ORIGEM DA EXPRESSÃO "HAM"

Autor do artigo : Dr Leonas Keiteris PY2 M O K (*)



A 1ª VITORIA JURÍDICA NOS PRIMÓRDIOS DO RADIOAMADORISMO

A HISTÓRIA DA ORIGEM DA EXPRESSÃO "HAM"

escreveu : Dr. Leonas Keiteris PY2 M O K Léo (*)

A expressão "HAM", vem de longa data fazendo referencia ao radioamador ou ao radioamadorismo de âmbito mundial, portanto vamos agora conhecer a sua história:

No ido ano de 1.908 uma das primeiras estações de radioamador nos Estados Unidos cujo indicativo era HY-AL-UM, era operada por Albert S. Hyman, Bob Almy e Peggie Murray, três amigos e amadores membros do Radio Club Harvard. Sendo que os três amadores após construírem e instalarem resolveram de comum acordo chamar a recém instalada estação de amador de "Estação Hyman-Almy-Murray".

Devido a estação estar instalada em um local longínquo rapidamente modificaram o indicativo para HY-AL-UM, utilizando-se apenas as duas primeiras letras iniciais de cada um de seus nomes, para que a identificação ficasse mais curta, legível e melhor entendida.

As transmissões prosseguiam sem embaraços até princípios de 1.909, quando as transmissões da estação HY-AL-UM, começaram a confundir-se com as transmissões de uma embarcação mexicana chamada Hyalmo, por este fato os três amigos amadores decidiram que daquele momento para diante a estação se identificaria apenas com as letras inicias de cada um de seus nomes ou seja "HAM".

Naquela época, nos primórdios do rádio, estava nascendo a comunicação radioamadora e os próprios rádio operadores escolhiam seus indicativos e freqüências de trabalho segundo suas próprias preferencias.

As rádios comerciais da época viam-se um tanto afetadas pelas transmissões dos amadores e nas suas reiteradas denuncias acabaram por chamar a atenção dos Congressistas em Washington, os quais apressaram-se a elaborar um Projeto de Lei destinado a inibir e limitar drasticamente a atividade radio amadora.

Em 1.911, Albert Hyman escolheu este contravertido Projeto de Lei como tema principal de sua tese na Universidade de Harvard onde estudava.

Uma vez elaborada a tese o professor de Hyman insistiu para que fosse enviada uma cópia deste trabalho para o Senador David I. Walsh, o qual era um simpatizante e defensor dos rádio operadores amadores.

O Senador ficou muito impressionado com a tese de Hyman, vindo a convida-lo para comparecer em Washington perante a Comissão que elaborava a dita Lei. Hyman diante dos Senadores membros da comissão do Projeto de Lei que era contra os rádio operadores amadores, simplesmente relatou de que maneira e com que dificuldade tinham construído a pequena estação amadora e como teriam que fecha-la pela impossibilidade de não poder custear as taxas, licenças e os outros gastos e exigências que estavam previstos naquele nefasto e polemico Projeto de Lei.

Finalmente, os Senadores decidiram por retirar de pauta e arquivar o Projeto de Lei após um grande debate que se seguiu a segura e firme explanação de Hyman, sendo de que os Senadores chegaram a conclusão de que o Decreto Lei era ineficiente e não atendia as rádios comerciais e os radioamadores, este fato foi também a primeira grande vitoria jurídica do radioamadorismo, que conseguiram fazer abortar um Projeto de Lei em que era totalmente desfavorável e inoportuno aos rádio operadores amadores, foi quando todos os meios de comunicação existentes na época mencionaram e abonaram amplamente a humilde estação "HAM", pela bravura e valentia de seus componentes para converte-la desde então, até os nossos dias em um símbolo.

Desde então, um radioamador é um "HAM".

(*) Dr. Leonas Keiteris - PY2MOK - Léo : é advogado e técnico em eletrônica em São Paulo

--E.mail=py2mok@canada.com- --Site=http://py2mok/home-page.org-

 

 

Return to top


veja a página de manutenção de transceptores Click aqui


veja o site do livro

Radioamadorismo Hobby? ou Ciência! Click aqui

Manual de Antenas para o Radioamador Click aqui

Manual do PXista Click aqui