Make your own free website on Tripod.com

ARTIGOS DE RADIOAMADORISMO BRASILEIRO

. . . . . . . . . . . . . O QUE É A ITU . . . . . . . . . . . . (INTERNATIONAL TELECOMUNICATION UNION)

Autor do artigo: Dr. Leonas Keiteris PY2 M O K (*)

home page =http://py2mok/home-page.org-



. . . . . . . . . . . . . . . .O QUE É A ITU. . . . . . . . . . . . . . (INTERNATIONAL TELECOMUNICATION UNION)

 

escreveu : Dr. Leonas Keiteris Neto - PY2 M O K Léo (*)

 

A International Telecomunication Union (ITU) foi fundada em 1.865, portanto é assim, a mais antiga das organizações intergovernamentais.

Depois da II Grande Guerra Mundial, no ano de 1.947 a organização converteu-se em um organismo especializado no setor das telecomunicações mundiais das Nações Unidas.

Atualmente a ITU é integrada por mais de 180 países, inclusive pelo Brasil.

É a organização internacional encarregada das regulamentações e planificações das telecomunicações em todo mundo, do estabelecimento de normas para o funcionamento de equipamentos e sistemas, da coordenação e difusão dos dados necessários para a planificação e exploração dos serviços de telecomunicações, da promoção e da contribuição do desenvolvimento das telecomunicações das estruturas e afins.

A ITU esta dividida em três Regiões, as mesmas que a I.A.R.U. A Região 1 tem um organismo chamado CETP. ( Conferência Européia de Telecomunicações e Postal).

A Região 2 tem um organismo chamado CITEL. (Conferência Interamericana de telecomunicações).

A Região 3 não possûe um organismo equivalente à Restruturação da ITU.

No ano de 1.993, a ITU teve a sua estruturação modificada :

As Conferências Administrativas Mundiais de Radio (CARM), que aconteciam a cada 20 anos, foram modificadas para Conferências Mundiais de Radio (CMR) e passaram a efetuar-se a cada 2 anos.

Como conseqüência desta modificação houve a geração de mais reuniões preparativas e sendo que, para estas reuniões da ITU é requerida constantemente a presença da I.A.R.U., além da Regional (CITEL da Região 2), com lógicas repercussões financeiras.

O que é a CITEL ? A Conferência Interamericana de Telecomunicações (CITEL), é uma entidade da Organização dos Estados Americanos, (um organismo à nível de Relações Exteriores de cada um dos países dos três continentes americanos, norte, central e sul, (no Brasil por exemplo esta a cargo dos diplomatas das Relações Exteriores do Itamarati), que tem como finalidade facilitar e promover por todos os meios a seu alcance o continuo desenvolvimento das telecomunicações adequadas que contribuam ao processo de desenvolvimento da região americana (norte central e sul).

O acesso dos radioamadores a este importante foro regional se dá através da I.A.R.U. Região II, que é o melhor caminho para encaminhar os requerimentos.

Você sabe que vem a ser a IARU ? A União Internacional de Rádio Amadores, cujas siglas em inglês são IARU (International Amateur Radio Union) é o organismo internacional que agrupa e representa todos os radioamadores do mundo através das sociedades representativas de cada pais (o Brasil é Membro deste organismo), para velar pelos interesses do radioamadorismo nas Conferencias Internacionais de Telecomunicações, ademais promover, coordenar, proteger, impulsionar a rádio experimentação.

Seus fundamentais objetivos enfocam a proteção do Serviço de Radioamador e do Serviço de Radioamador através de satélite, especialmente o concernente ao quadro de atribuições estabelecidos pela (ITU) International Telecomunication Union e sem duvida nenhuma tem seu apoio incondicional às Sociedades Membros (Sociedades Membros são as associações existentes em cada pais do mundo que representam por sua vez os radioamadores), para juntas buscarem o cumprimento destes objetivos.

A IARU esta dividida em 3 regiões a saber :

Região 1 :

África, Europa, os países que integravam a antiga União Soviética, o Oriente Médio (menos o Iram), e Mongólia.

Região 2 :

América do Norte, América Central, América do sul, Caribe incluindo as ilhas Havaí, Migway e Johnston.

Região 3 :

O resto da Asia e Oceania.

O radioamador brasileiro tem o incentivo, a proteção e o amparo da I.A.R.U Região II, pois o Brasil é um dos seus Membros Fundadores.

(*) Dr. Leonas Keiteris - PY2MOK Léo : é advogado e técnico em eletrônica em São Paulo --E.mail=py2mok@canada.com- --Site=http://py2mok/home-page.org-

 

 

Return to top


veja a página de manutenção de transceptores Click aqui


veja o site do livro

Radioamadorismo Hobby? ou Ciência! Click aqui

Manual de Antenas para o Radioamador Click aqui

Manual do PXista Click aqui