ARTIGOS DE RADIOAMADORISMO BRASILEIRO

.RADIOAMADORISMO . UM ENTRETENIMENTO LEGENDÁRIO

Autor do artigo Mário Keiteris PY2 M X K



RADIOAMADORISMO

UM ENTRETENIMENTO LEGENDÁRIO

escreveu : Mário Keiteris PY2 M X K (*)

O radioamadorismo é uma atividade que a muitas pessoas interessa, porem uma grande parte delas sofre o desalento e desistem pela sua complexidade.

O radioamadorismo baseia-se em princípios científicos, modernizando-se dia a dia acompanhando passo a passo os avanços tecnológicos, é amparado por Legislação Internacional, ainda o radioamadorismo possui uma Legislação de amparo em cada um dos países do mundo, emprega normas de conduta que vieram desde os primórdios do rádio, usa a linguagem comum além de utilizar diversos códigos.

E tudo isso é praticado geralmente de forma individual dentro da casa de cada radioamador, onde encontra-se com um mundo quase misterioso que a muitos cultiva e fascina e que outros não podem entender.

O radioamadorismo é a instrução técnica e vocacional da radio eletricidade e da radio técnica em que as pessoas conseguem realizar pela rádio comunicação através das ondas eletromagnéticas.

Esta definição alcança todas as facetas possíveis para todo aquele que destina seu tempo livre para a prática do rádio, são pessoas devidamente autorizadas pelas administrações, que se interessam pela rádio técnica e pela rádio comunicação com caracter exclusivamente pessoal e sem a intenção de auferir lucro com a essa atividade.

Esta ultima definição é feita pela União Internacional de Telecomunicações (ITU).

Este hobby é mais do que um passatempo é também um pouco de investigador, autodidata e as vezes tentando alcançar a perfeição, sempre tentando superar-se continuamente em qualquer dos muitos campos que integram o radioamadorismo, com apenas a única satisfação do conhecimento continuado.

Este é o único e autentico espirito do radioamador, embutido do mesmo espirito que foi dos nossos pioneiros.

Permita-me que escreva um pouco da historia porém resumida, porque além de ser interessante, como em toda a ciência, ou em outra atividade qualquer sempre haverá uma historia oculta e desconhecida por muitos.

No radioamadorismo não poderia ser diferente, mas com a particularidade de ser uma historia heróica e generosa.

Mesmo porque o radioamadorismo não começou ontem, nem quando fomos inundados por equipamentos eletrônicos japoneses por todos os lados.

Os primeiros equipamentos dos pioneiros radioamadores eram muito volumosos, construídos com materiais quase artezanais e que hoje em dia é quase impossível conseguir.

Os pioneiros do radioamadorismo naquela época já eram titulados de excêntricos, quando não de loucos ou pirados.

Aqueles pioneiros radio operadores já sofriam e não poucas vezes a incompreensão e o desprezo das pessoas que se consideram normais.

Porque? dirão vocês se não é louca uma pessoa que constrói uma enorme e volumosa torre com 40 ou mais metros de altura, toda a estrutura em perfis de ferro, sustentando uma enorme antena devido os longos comprimentos de onda que eram empregadas naquela época, também devia ser mais do que louco para enclausura-se em um pequeno e escuro quartinho, em meio a cheiro de ácidos de baterias que alimentavam enormes estruturas de transformadores.

Lâmpadas incandescentes em vermelho vivo e eletrodos por onde saltavam sonoras chispas elétricas no mesmo ritmo em que o nosso radio operador manipulava uma espécies de interruptor de alavanca, com a ilusão ou a utopia segundo como se via naquela época de que toda essa "chisporreada" horrorosa convertia-se em ondas eletromagnéticas e que era dissipada por aquela feia e escandalosa antena que chegaria a kilometros de distancia por onde outro personagem, na mesma situação do que o anterior, esforçava-se em ouvir uma serie rarissima de pontos e traços em meio à ruídos infernais e apitos cortantes.

O radioamadorismo e o rádio possui uma historia multipla e variada como foram seus inventores e pioneiros.

Não podemos afirmar categoricamente quem inventou o rádio, porque esse fenomeno de transmissão foi fruto de muitas teorias e experimentos individuais que posteriormente confirmavam-se entre si.

Podemos dizer sem medo de errar que praticamente o pai do rádio foi o físico e professor alemão Heinrich Rudolf Hertz quando em 1.888 confirmou a existência de umas ondas eletromagnéticas, conseguindo detecta-las quando fazia saltar chispas entre duas espiras de arame situado a mais de metro do oscilador.

Estas ondas foram chamadas de Ondas Hertzianas em sua homenagem .

Nesta mesma época aqui no Brasil o Físico, Químico, e Inventor brasileiro o Padre Roberto Landell de Moura construiu seu equipamento de transmissão com microfone e receptor, além de poder tambem fazer telegrafia (T.S.F.), (hoje é considerado o Patrono do Radioamador brasileiro), isso aconteceu no ano de 1.893, onde transmitiu voz e o tic tac de um relogio da avenida Paulista até os Altos de Santana numa distancia de 8 kilometros.

Assim noticiou o Jornal do Comercio do Rio de Janeiro :

"Constituiu um sucesso a transmissão e recepção sem fio, na sensacional demonstração feita pelo Padre Landell de Moura da Avenida Paulista para os Altos de Sant'ana, numa distância de 8 kilometros com a presença do Sr. C. P. Lupton Consul da Inglaterra em São Paulo e sua família como testemunha entre outras pessoas".

Enquanto Marconi no ano de 1.895 portanto 2 anos depois juntando pedaços de aparelhos : o (detetor de Hertz), o (Coesor de Branly), e o (receptor de Popov), conseguu transmitir a alguns metros de distância, mas, uma patente na Inglaterra em 1.896 a favor de Marconi, conseguiu mudar o rumo da historia, Landell de Moura foi perseguido, enquanto Marconi levou as glorias.

(*) O autor Mário Keiteris é radioamador veterano e escritor de livros de temas radioamadoristicos, já com 11 livros escritos e editados em São Paulo.

e-mail: py2mxk@canada.com-Site Internet: http://www.py2mxk.home-page.org

 

Sobre o autor do artigo : Além de escrever artigos para Revistas e Jornais sobre Radioamadorismo o autor é ex Diretor de Cursos da antiga LABRE/SP., é ex Diretor de Cursos da Liga Paulista de Radioamadores L. P. R., é autor do livro Radioamadorismo : Hobby? ou Ciência!, do Manual do PX e de outras obras relativas ao radioamadorismo, bem como das Apostilas de Preparo aos Exames no Ministério das Comunicações, doados na época para a LABRE/SP. comercializa-las.

É co-Autor da Apostila para exame de Técnica e Ética Operacional escrita no ano de 1.996 na Delegacia Regional do Ministério das Comunicações de São Paulo e em uso atualmente, também é SUPPORT MEMBER da L. R. M. D. Associação dos Radioamadores da Lithuania

 

 

Return to top


veja a página de manutenção de transceptores Click aqui


veja o site do livro

Radioamadorismo Hobby? ou Ciência! Click aqui

Manual de Antenas para o Radioamador Click aqui

Manual do PXista Click aqui