ARTIGOS DE RADIOAMADORISMO BRASILEIRO

O QUE É A FAIXA DO CIDADÃO ?

 

Autora do artigo: Mário Keiteris - PY2 M X K (*)


PUBLICADO NO JORNAL RADIOAMADORISMO & Faixa do Cidadão ANO IX, 2.003, nº 79, pg. 02.


O QUE É A FAIXA DO CIDADÃO ?

Escreveu : Mário Keiteris PY2 M X K (*)

COMO COMEÇOU ?

No ano de 1.958, a Comissão Federal de Comunicações (a famosa FCC norte americana), aprovou e autorizou o uso de 23 canais para serem usados pelos cidadãos americanos leigos, apenas com a expedição de uma simples licença de operador de rádio, esta autorização no ano de 1.977 foi estendida para o uso de 40 canais e hoje já estão disponíveis 60 canais, abrangendo a freqüência de 26.965 KHz. Canal 1, até 27.605 KHz. Canal 60.

Pela simplicidade de seu uso, pela facilidade de aquisição de equipamentos e da maneira fácil de obtenção de sua respectiva Licença, bem rapidamente esta faixa tornou-se muito popular entre as associações civis e governamentais, já que o incremento dos usuários foi enorme, portanto também fora muito facilitada a conexão entre usuários civis com os organismos de segurança, como o de auxilio aos bombeiros, a grupos de salvamento e resgate, de ambulâncias etc.. Por todos estes motivos e outros mais, foi-lhe outorgado o nome de "Citizens Band, CB", o que vem a ser em nosso idioma = A Banda do Cidadão.

Os equipamentos para esse tipo de radiocomunicação, mais conhecidos como "Rádio dos 11 Metros", pode ser adquirido em lojas de equipamentos eletrônicos sem a necessidade de se ter uma autorização especifica em mãos.

COMO OBTER A LICENÇA :

A instalação destes equipamentos é muito simples, bem como seu uso é facílimo. Para se obter a Licença de operador de rádio também é muito simples, basta comparecer no setor competente da ANATEL da sua localidade, preencher uns formulários, pagar a Licença para Funcionamento de Estação e anualmente a Taxa de Fiscalização e Funcionamento TFF ( o antigo Fistel ) e, já esta registrada sua estação e lhe é fornecido um indicativo de chamada, pois a idéia é favorecer o máximo o cidadão comum, para que maior numero de pessoas tenha oportunidade de poder contar com os beneficio que a faixa nos brinda.

OS CLUBES E ASSOCIAÇÕES :

Aqui no Brasil esta atividade leva o nome de Serviço Rádio Cidadão e é mais conhecida como Faixa do Cidadão, o uso desta faixa é muito popular principalmente nas principais cidades do nosso pais, onde existe um grande numero de associações e clubes de rádio da Faixa do Cidadão, estas associações e clubes dedicam-se tanto em áreas de salvamento como de "hobbystas" vindo normalmente a manter um canal para seus comunicados.

VANTAGENS :

Outra vantagem desta faixa, é que por razões climáticas, em certas horas do dia ocorre um fenômeno físico da natureza conhecido nos meios dos radio operadores "como abertura das condições", o que significa simplesmente que a propagação das ondas de rádio estão em ótimas condições e portanto gera um outro fenômeno chamado de reflexão das ondas de rádio na atmosfera, este fenômeno permite uma conexão com estações de outros países e a longa distância com baixa potência, chamado nos meios radioamadoristicos de comunicado em DX (das palavras em inglês Distance X).

FREQÜÊNCIAS DE USO :

O equipamento "standard" da Faixa do Cidadão é um rádio transceptor que utiliza 60 canais em Amplitude Modulada (AM), estes canais são de livre uso aqui no Brasil, com a exceção e por exemplo temos o canal 9 exclusivo para emergências em todo o território nacional, o canal 19 é restrito ao uso nas rodovias em todo território nacional, o canal 24 é usado para telecomando, neste canal não é permitida a transmissão de qualquer outro tipo de informação, a não ser as de telecomando.

Nos Estados Unidos por exemplo é utilizado o canal 6 para informes meteorológicos, o canal 9 para emergências e para comunicar-se com a policia usa-se o canal 19 .

BANDA DE COBERTURA DIRETA :

Um operador com um rádio transceptor da Faixa do Cidadão pode conectar-se com outro operador de rádio na mesma freqüência por reflexão como já dissemos mais acima e no direto como fazem normalmente entre uma estação e outra.

Existe uma tabela aproximada da cobertura destes rádios transceptores que é a seguinte :

De uma estação fixa para outra estação fixa terrestre :

200 Km. (direto).

De uma estação fixa para uma estação móvel terrestre :

50 Km. (direto).

De uma estação móvel para outra estação móvel :

15 Km. (direto).

Cabe ressaltar que estas coberturas são realizáveis mediante uma ótima condição de uso, pois existem muitos fatores circunvizinhos que influenciam estas distâncias como por exemplo:

1 - o terreno;

2 - o ambiente

3- as obstruções, naturais ou as artificiais colocadas pela mão do homem.

O terreno :

Depende de se estar num local de montanhas, entre morros; ou em vales.

O ambiente :

Depende do estado do tempo, das tormentas elétricas, das estáticas etc.. As obstruções :

Geralmente a maior parte das obstruções são artificiais e feitas pela mão do homem tais como :

Edifícios, muros, túneis, pontes, grandes estruturas metálicas, redes de transmissão de energia elétrica e outros.

A partir de janeiro do ano de 2.001 também ficou facultada aos cidadões americanos para que, sem exames para o radioamador, possam ter acesso e uso da banda de V. H. F., em FM, compreendida entre as freqüências de 151.820 Khz. até 154.600 Khz.. Esta nova banda de V. H. F. para os operadores da Faixa do Cidadão americano é chamada de MURS.

abreviação de Multi-user Radio Service.

(*) O autor Mário Keiteris é radioamador veterano e escritor de livros de temas radioamadoristicos, já com 11 livros escritos e editados em São Paulo.

e-mail : py2mxk@canada.com - Site Internet : http://www.py2mxk.home-page.org


 

Sobre o autor do artigo : Além de escrever artigos para Revistas e Jornais sobre Radioamadorismo o autor é ex Diretor de Cursos da antiga LABRE/SP., é ex Diretor de Cursos da Liga Paulista de Radioamadores L. P. R., é autor do livro Radioamadorismo : Hobby? ou Ciência!, do Manual do PX e de outras obras relativas ao radioamadorismo, bem como das Apostilas de Preparo aos Exames no Ministério das Comunicações, doados na época para a LABRE/SP. comercializa-las.

É co-Autor da Apostila para exame de Técnica e Ética Operacional escrita no ano de 1.996 na Delegacia Regional do Ministério das Comunicações de São Paulo e em uso atualmente, também é SUPPORT MEMBER da L. R. M. D. Associação dos Radioamadores da Lithuania

Return to top

veja a página de manutenção de transceptores Click aqui


veja o site do livro

Radioamadorismo Hobby? ou Ciência! Click aqui

Manual de Antenas para o Radioamador Click aqui

Manual do PXista Click aqui