ARTIGOS DE RADIOAMADORISMO BRASILEIRO

O RADIOAMADORISMO COMO UMA ATIVIDADE CULTURAL

 

Autor do artigo : Mário Keiteris - PY 2 M X K



O RADIOAMADORISMO

COMO UMA ATIVIDADE CULTURAL

escreveu : Mário Keiteris PY2 M X K (*)

O radioamadorismo é uma atividade cultural, praticada por radioamadores, que consiste em experimentar e desfrutar com a técnica da telecomunicação por rádio, que por sua vez cultiva a relação humana.

Os radioamadores são pessoas devidamente autorizadas pelas Administrações, que lhes permite praticar seu "hobyy" dentro dos limites legais estabelecidos em Lei, após ter realizado os exames de aptidão correspondentes a classe em que deseje trabalhar.

O radioamadorismo tem pois dois aspectos diferenciados e complementares :

1º - O desenvolvimento técnico pessoal.

2º - O relacionamento com outros radioamadores.

1º - O aspecto técnico do radioamadorismo permite desenvolver a capacidade individual do radioamador para construir seus próprios equipamentos de comunicação, antenas, assessorios etc, utilizando-se das técnicas mais tradicionais como as comunicações telegráficas em Código Morse e das comunicações por voz, além das modernas comunicações digitais através de computadores, passando por diversas outras modalidades como a TV de radioamador, a TV de varredura lenta, Satélites, Chuvas de meteoritos, Reflexão lunar, Radioastrônomia amadora etc.

O Serviço de Radioamador possuem a maior parte de seguimentos do espectro radioelétrico das telecomunicações mundiais demarcadas pela ITU (INTERNATIONAL TELECOMUNICATION UNION), compreendidas entre 1.8 MHz. a 250 GHz., de uma forma não continua.

A maioria dos radioamadores atualmente além de auto construir seus equipamentos, preferem adquirir no comercio seus equipamentos e antenas tanto pelas suas mordomias como também por suas linhas de desenhos atrativos, modernos e muito funcionais.

2º - O aspecto humano do radioamadorismo permite cultivar as relações entre os radioamadores localmente e internacionalmente ( em São Paulo temos o conhecido almoço anual do G.E.A.) e entre os internacionais ( temos o Dayton Hamvention nos Estados Unidos), onde são organizados encontros, diplomas, competições, expedições, e todo o tipo de atividade coletiva, que sem duvida nenhuma representa um enriquecimento solidário, de relacionamento e colaboração.

A INTERNATIONAL TELECOMUNICATION UNION (ITU), é o órgão internacional responsável pela padronização das telecomunicações no nosso planeta, incluso o radioamadorismo, tendo o Brasil como membro integrante, define o Serviço de Radioamador, como um Serviço de radiocomunicações com o propósito de desenvolver a habilidade pessoal e individual, da intercomunicação e das investigações técnicas realizadas por radioamadores, é como dizer pessoas devidamente autorizadas e interessadas na radiocomunicação sem o interesse de auferir lucro com essa atividade.

A INTERNATIONAL AMATEUR RADIO UNION, Região I, II e III. - (IARU), é o organismo internacional que agrupa e representa todos os radioamadores do mundo através das sociedades representativas de cada pais, para velar pelos interesses do radioamadorismo nas Conferencias Internacionais de Telecomunicações (ITU), ademais promover, coordenar, proteger, impulsionar a rádio experimentação.

Seus fundamentais objetivos enfocam a proteção do Serviço de Radioamador e as atribuições estabelecidos pela - - União Internacional de Telecomunicações - - ( ITU ), define o radioamadorismo como um meio de ensinamentos técnicos para a juventude, que realiza investigações técnicas e cientificas no campo das telecomunicações e que proporciona sua colaboração em casos de desastres naturais e que contribuem com as boas relações de amizade e que constitui um valoroso recurso nacional, especialmente nos países em desenvolvimento e que também esta convencida dos benefícios do radioamadorismo.

 

O autor Mário Keiteris é radioamador veterano e escritor de livros de temas radioamadoristicos, já com 11 livros escritos e editados em São Paulo.

e-mail : py2mxk@canada.com - Site Internet : http://www.py2mxk.home-page.org

 

Sobre o autor do artigo : Além de escrever artigos para Revistas e Jornais sobre Radioamadorismo o autor é ex Diretor de Cursos da antiga LABRE/SP., é ex Diretor de Cursos da Liga Paulista de Radioamadores L. P. R., é autor do livro Radioamadorismo : Hobby? ou Ciência!, do Manual do PX e de outras obras relativas ao radioamadorismo, bem como das Apostilas de Preparo aos Exames no Ministério das Comunicações, doados na época para a LABRE/SP. comercializa-las.

É co-Autor da Apostila para exame de Técnica e Ética Operacional escrita no ano de 1.996 na Delegacia Regional do Ministério das Comunicações de São Paulo e em uso atualmente, também é SUPPORT MEMBER da L. R. M. D. Associação dos Radioamadores da Lithuania

 

Return to top


veja a página de manutenção de transceptores Click aqui


veja o site do livro

Radioamadorismo Hobby? ou Ciência! Click aqui

Manual de Antenas para o Radioamador Click aqui

Manual do PXista Click aqui