ARTIGOS DE RADIOAMADORISMO BRASILEIRO

OS RADIOAMADORES FORAM ATIVADOS APÓS O DESASTRE AÉREO EM NEW YORK

Autor do artigo: Mário Keiteris-PY2 M X K


 

Radioamadorismo & Faixa do Cidadão ano VIII nº 65 pg. 02


 

OS RADIOAMADORES FORAM ATIVADOS APÓS O DESASTRE AÉREO EM NEW YORK

escreveu Mário Keiteris PY2 M X K *

O Serviço de Emergência dos radioamadores foi ativado prontamente no plano de vigília no desastroso desastre aéreo na cidade de New York.

Os radioamadores responderam prontamente ao apelo do Exercito da Salvação dando a sustentação necessária das operações pelo rádio, depois que um avião americano das linhas aéreas veio abaixo no dia 12 de novembro de 2.001, em uma área residencial do Borough of Queens, próximo do aeroporto internacional John F. Kennedy em New York.

Oficialmente dizem haver 265 mortes no desastre aéreo, que aconteceu dois meses e um dia depois em que os terroristas atacaram o Centro do Comercio do Mundo na cidade de New York , o famoso Word Trade Center. As investigações informam de que o desastre do Borough of Queens, está relacionado a um problema mecânico na aeronave.

Mark Phillips, KC2ENI coordenador da emergência do distrito Borough of Queens, disse que a ARES tinha planejado uma equipe para até três dias para a sustentação radioamadora, com relação ao pedido da rede de emergência da do Exercito da Salvação -- SATERN.

Os sistemas de comunicação convencionais da área que estavam desativados, foram restabelecidos para prestar os serviços de urgencia já na madrugada da 1ª noite do desastre em Borough of Queens, entretanto, as operações de sustentação dos radioamadores continuaram por mais dois dias.

O serviço americano das comunicações de emergência da Cruz Vermelha em Borough of Queens, foram ativadas imediatamente depois do desastre no bairro residencial de New York.

O presidente George Sau WB2ZTH do ARCO ECS, , relatou que diversos membros radioamadores foram enviados com as equipes de resgate da Cruz Vermelha ao local do desastre em Borough of Queens.

O radio amador Jeff Schneller N2HPO responsável da SATERN, informou de que os cabos dos telefones daquela área tinham sido destruídos pelo desastre em Borough of Queens, nas partes onde existiam as comunicações com telefones celulares os sinais estavam seriamente interferidos, os Nextels não operavam na maior parte do tempo, e a potência estava muito reduzida e também estava cortada na área inteira do local do desastre.

A SATERN forneceu diversos operadores radioamadores inclusive uma estação de controle completa para o trafego das mensagens.

George Sau WB2ZTH, informou de que seu serviço nas comunicações de emergência do ARCO ECS, podia fornecer imediatamente uma comunicação de emergência através de um repetidor DE FREQÜÊNCIA ULTRAELEVADA as.well.as, como também no simplex.

Em conseqüência o pessoal de sustentação da Cruz Vermelha após o desastre, tinha o centro de informação provisório situado no inn do aeroporto JFK Ramada, e um abrigo estabelecido pela Cruz Vermelha na escola publica 114 no Rockaways, e a base das operações da Cruz Vermelha em Borough of Queens podia supervisionar todas operações e mensagens radioamadoras.

Alguns membros do grupo usou sua fluência em lingua espanhola, o que ajudou em muito os tradutores da equipe após o desastre e estavam todos localizados no centro de informação da Cruz Vermelha.

A maioria das vitimas no desastre aéreo em Borough of Queens foram cidadãos da Republica Dominicana, portanto foi muito necessário o dominio do idioma espanhol. Jeff Schneller N2HPO recomendou a todos os radioamadores que estão envolvidos na ARES ou na SATERN, ou não, para fazer os cursos de aperfeiçoamento das comunicações de emergência oferecidos pelo ARRL.

Os parabéns aos radioamadores norte americanos que sempre estão onde devem estar, prestando a necessária ajuda voluntária ao próximo sem olhar a quem, em catástrofes e nos momentos difíceis, como no caso acima relatado.

(*) O autor Mário Keiteris é radioamador veterano e escritor de livros de temas radioamadoristicos, já com 10 livros escritos e editados em São Paulo.

e-mail : py2mxk@canada.com

Site Internet : http://www.py2mxk.home-page.org

 

 

Return to top


veja a página de manutenção de transceptores Click aqui


veja o site do livro

Radioamadorismo Hobby? ou Ciência! Click aqui